Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Eletrorretinograma: consideraçöes a respeito dos limites de normalidade e comparaçäo entre valores normais de dois diferentes laboratórios / Electroretinogram: considerations apropos of normality limits and comparison between normal values of the two diferrent laboratories

Paranhos, Flávio Rocha Lima; Paranhos Junior, Augusto; Nehemy, Márcio Bittar.
Arq. bras. oftalmol ; 65(2): 213-216, mar.-abr. 2002. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-308657

Objetivo:

Comparar os valores dos limites de normalidade da amplitude e tempo de culminaçäo do eletrorretinograma (ERG) de 2 laboratórios diferentes.

Métodos:

Dados normativos do ERG disponibilizados pelo fabricante de aparelhos de eletrofisiologia com o programa UTAS (LKC Technologies), que incluíam 110 indivíduos normais de 22 a 79 anos de idade, foram comparados com valores normais de nosso laboratório publicados anteriormente, referentes a 42 indivíduos normais com idades variando de 6 a 72 anos, cujo exame foi realizado em um dos modelos LKC (EPIC 2000). O método de registro do ERG foi o de estimulaçäo simples ("single flash") e seguiu as recomendaçöes da ISCEV (International Society of Clinical Electrophysiology of Vision).

Resultados:

Todos os parâmetros do ERG, tanto de amplitude quanto de tempo de culminaçäo, com exceçäo da amplitude dos potenciais oscilatórios (p=0,0779) e do tempo de culminaçäo da onda-b daresposta máxima combinada (p =0,7771), foram significativamente (p < 0,0001) diferentes.

Conclusäo:

Cada laboratório de eletrofisiologia deve ter seus próprios parâmetros de normalidade, os quais podem ser resultado do intervalo de confiança de 95 por cento da média de sua amostra de normais, ou os percentis 2,5 e 97,5. No primeiro caso os limites seräo bastante estreitos, aumentando a sensibilidade do teste, ocorrendo o inverso no segundo.
Biblioteca responsable: BR1.2