Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Eco-Doppler na avaliação de complicações vasculares no pós-operatório de transplantes hepáticos / Doppler ultrasound assessment of postoperative vascular complications in liver transplantations

Silva, Luciana Costa; Lima, Agnaldo Soares; Tavares Júnior, Wilson Campos; Rocha, Paulo Roberto Savassi.
Rev. imagem ; 27(1): 21-25, jan.-mar. 2005. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-436173

OBJETIVO:

0 objetivo deste estudo é demonstrar as alterações hemodinâmicas no fígado transplantado e as complicações de causas vasculares por meio do eco-Doppler. MATERIAL E

MÉTODO:

Neste estudo foram incluídos 25 pacientes submetidos a transplante hepático. Os vasos estuda-dos foram a veia porta e a artéria e veia hepáticas, com o uso de eco-Doppler no primeiro e sétimo dias pós-operatórios, em casos normais e de acordo com a necessidade clínica.

RESULTADOS:

Em três pacientes foi observada trombose da artéria hepática (6,8 por cento) e sete casos de estenose (15,9 por cento). Trombose portal ocorreu em apenas um paciente. Estas complicações foram tratadas com su-cesso com terapêutica cirúrgica, angioplastia ou conservadoramente.

CONCLUSÃO:

0 uso se-qüencial do eco-Doppler é uma ferramenta muito útil no diagnóstico precoce de complicações vasculares no transplante hepático. Portanto, a ultra-sonografia com eco-Doppler é um método importante no monitoramento do pós-operatório normal e em casos de complicações.
Biblioteca responsable: BR1.2