Ecological aspects of lepidopteran caterpillar parasitoids from Caryocar brasiliense Camb. (Caryocaraceae) in a cerrado sensu stricto of Central Brazil / Aspectos ecológicos de parasitóides em lagartas de Lepidoptera em Caryocar brasiliense Camb. (Caryocaraceae) em um cerrado sensu stricto do Brasil Centra
Biota neotrop. (Online, Ed. port.)
; 7(3): 239-243, 2007. graf, tab
Article
en En
| LILACS
| ID: lil-477693
Biblioteca responsable:
BR1561.1
ABSTRACT
This study quantified parasitoid occurrence on five lepidopteran caterpillars species that use Caryocar brasiliense as host plant, trying to verify if there was a direct relationship between host abundance and the proportion of parasitism; if leaf shelters served as cues or protection from parasitoids; if host size influenced the proportion of parasitism, and if attacks by Diptera were more frequent than by Hymenoptera. Searches for external folivorous caterpillars were carried out in an area of cerrado sensu stricto, from July/2003 to June/2004. Caterpillars were more parasitized when occurred on mature leaves. Nola sp. (Noctuiidae) had the highest proportion of parasitism and a negative correlation between their body size and parasitoid attack. Caterpillars that constructed shelters suffered lower parasitism than those exposed. Hymenopteran parasitoids were more abundant than Dipteran parasitoids attacking caterpillars on C. brasiliense leaves. In general, parasitoid species richness and the proportion of parasitism in lepidopteran caterpillar on C. brasiliense showed associations with host population density, their life strategy, diet and leaf nutritional quality.
RESUMO
Este estudo quantificou a ocorrência de parasitóides em cinco espécies de lagartas de Lepidoptera que possuem Caryocar brasiliense como planta hospedeira, verificando se existe uma relação direta e positiva entre a abundância do hospedeiro e a proporção de parasitismo; se os abrigos utilizados pelas espécies de Lepidoptera atuam como pistas ou proteção contra os parasitóides; se o tamanho do hospedeiro influencia as taxas de parasitismo e se existe uma maior ocorrência de ataques de Diptera em comparação com Hymenoptera nas lagartas de Lepidoptera no cerrado do Distrito Federal, Brasil. O estudo foi realizado em uma área de cerrado sensu stricto da Fazenda Água Limpa no período de julho de 2003 a junho de 2004, à procura de lagartas folívoras externas. As lagartas foram mais parasitadas quando ocorreram em folhas maduras. Nola sp. (Noctuidae) apresentou a maior proporção de parasitismo em comparação com as outras espécies e foi a única espécie em que se verificou uma correlação negativa entre as taxas de parasitismo e o tamanho de seus indivíduos. As espécies de lagartas que constroem abrigos apresentaram menores porcentagens de parasitismo em comparação com as que vivem expostas. Os parasitóides da ordem Hymenoptera foram mais freqüentes que os Diptera. No geral, para as espécies de Lepidoptera em C. brasiliense, a riqueza de espécies de parasitóides e a porcentagem de parasitismo apresentaram associações com a densidade, a estratégia de vida, a dieta do hospedeiro e a qualidade nutricional da folha de C. brasiliense.
Palabras clave
Texto completo:
1
Banco de datos:
LILACS
Asunto principal:
Plantas
/
Mariposas Diurnas
/
Biodiversidad
/
Lepidópteros
País/Región como asunto:
America do sul
/
Brasil
Idioma:
En
Revista:
Biota neotrop. (Online, Ed. port.)
Asunto de la revista:
MEDICINA TROPICAL
/
SAUDE AMBIENTAL
Año:
2007
Tipo del documento:
Article
País de afiliación:
Brasil