Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Síndrome de Fournier secundária a adenocarcinoma de próstata avançado: relato de caso / Fournier's syndrome secondary to advanced prostatic adenocarcinoma: case report

Batista, Rodrigo Rocha; Ramacciotti Filho, Paulo Roberto; Castro, Carlos Alberto Torres de; Fonseca, Marcus Fábio Magalhães; Albuquerque, Idblan Carvalho de; Formiga, Galdino José Sitonio.
Rev. bras. colo-proctol ; 30(2): 228-231, abr.-jun. 2010. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-555894
A Síndrome de Fournier é uma fasciite necrotizante rapidamente progressiva que acomete a genitália e região perineal. Mesmo com os avanços na terapêutica, a morbidade e a mortalidade desta afecção permanecem elevadas. É relatado caso de paciente masculino, 70 anos, com diagnóstico de adenocarcinoma de próstata avançado. Há um dia com dor e aumento de volume escrotal associado a febre. Ao exame físico, paciente séptico com gangrena gasosa do pênis e escroto; ao toque retal, lesão ulcero-vegetante em parede anterior do reto estendendo-se de 3 a 7 cm da borda anal. Realizado desbridamento cirúrgico, com identificação de fístula reto-escrotal transtumoral. Estudo histo-patológico da lesão retal confirmou infiltração por adenocarcinoma de próstata. Recebeu alta hospitalar no vigésimo dia de internação, atualmente em acompanhamento oncológico ambulatorial.
Biblioteca responsable: BR15.1