Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Tuberculose e gênero em um município prioritário no estado do Rio de Janeiro / Tuberculosis and gender in a priority city in the state of Rio de Janeiro, Brazil

Belo, Márcia Teresa Carreira Teixeira; Luiz, Ronir Ragio; Hanson, Christy; Selig, Lia; Teixeira, Eleny Guimarães; Chalfoun, Thiago; Trajman, Anete.
J. bras. pneumol ; 36(5): 621-625, set.-out. 2010. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-564215
O objetivo deste estudo foi comparar diferenças entre os gêneros nos pacientes com tuberculose em uma cidade com alta incidência da doença. Este foi um estudo transversal com base em questionário envolvendo 560 pacientes com tuberculose (373 homens e 187 mulheres). Características sociodemográficas e clínicas, assim como critérios diagnósticos e desfecho do tratamento, foram coletados dos questionários e fichas médicas e posteriormente comparados entre os gêneros. A mediana do tempo do surgimento de sintomas até o diagnóstico foi de 90 dias. Não foram encontradas diferenças entre os gêneros relativas à apresentação clínica, critério diagnóstico, abandono prévio de tratamento, tempo do surgimento de sintomas, número de consultas antes do diagnóstico ou desfecho do tratamento. A abordagem diferenciada para os gêneros não é uma prioridade no Brasil. A demora no diagnóstico, no entanto, é um problema maior a despeito do gênero.
Biblioteca responsable: BR1.1