Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perfuração retal incompleta após enema opaco: relato de caso / Incomplete rectal perforation after barium enema: a case report

Batista, Rodrigo Rocha; Castro, Carlos Alberto Torres de; Pincinato, André Luigi; Albuquerque, Idblan Carvalho de; Formiga, Galdino José Sitonio.
Rev. bras. colo-proctol ; 30(3): 347-351, jul.-set. 2010. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-565027
O enema opaco, apesar de atualmente apresentar indicações restritas, continua útil na propedêutica radiológica do cólon. A perfuração colorretal é a mais grave complicação do enema opaco, ocorrendo em 0,02 a 0,23 por cento dos exames realizados, com taxa de mortalidade de até 50 por cento. É relatado caso de paciente masculino, 40 anos, há dois meses apresentou dor anal intensa e sangramento durante a realização de enema opaco para investigação etiológica de constipação, com melhora espontânea após um mês. Ao exame proctológico constatou-se infiltração da margem anal, submucosa do canal anal e reto extraperitoneal por sulfato de bário, sem locais de perfuração. O enema opaco trazido pelo paciente e a radiografia simples de pelve após dois meses do exame mostravam perfuração retal incompleta por sulfato de bário. Optado por observação clínica e intervenção cirúrgica se houver complicação. Atualmente o paciente segue em acompanhamento ambulatorial, permanecendo assintomático há 15 meses.
Biblioteca responsable: BR15.1