Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estudo do padrão arterial de 200 pedículos renais por meio de angiotomografias / Study of arterial pattern of 200 renal pedicle through angiotomography

Palmieri, Breno José; Petroianu, Andy; Silva, Luciana Costa; Andrade, Luciene Mota; Alberti, Luiz Ronaldo.
Rev. Col. Bras. Cir ; 38(2): 116-121, mar-abr. 2011. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-591391

OBJETIVO:

Verificar a prevalência e a distribuição das artérias renais e de seus ramos in vivo, relacionando as particularidades encontradas nas artérias renais com o sexo e sua lateralidade.

MÉTODO:

Duzentos pedículos renais foram estudados por meio de angiotomografias e suas artérias analisadas de acordo com número, posição de origem, calibre, comprimento e trajeto em relação aos segmentos renais. Sua frequência e lateralidade foram pesquisadas quanto ao sexo e idade.

RESULTADOS:

Foram observadas múltiplas artérias em 61,5 por cento dos pedículos (56 por cento à direita e 67 por cento à esquerda), ocorrendo em 65 por cento dos homens e 58 por cento das mulheres. A origem aórtica para as múltiplas artérias foi mais frequente à direita e, com maior frequência, as artérias renais se originaram entre as vértebras L1 e L2 como divisões pré-hilares da artéria principal. O comprimento médio da artéria principal foi maior em rins direitos com artéria única. Não houve diferença entre o diâmetro da artéria renal principal.

CONCLUSÃO:

Existe maior prevalência das múltiplas artérias renais do que aquela descrita na literatura, sem diferença entre os sexos ou lateralidade. As artérias renais originaram-se com maior frequência entre as vértebras L1 e L2, como divisões pré-hilares da artéria principal e com trajeto ao hilo do rim. O comprimento médio da artéria principal é maior à direita e nos rins com artéria única. Não houve diferença no diâmetro da artéria renal principal entre rins com artérias únicas e múltiplas.
Biblioteca responsable: BR1.1