Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Rastreamento oportunístico do câncer de mama entre mulheres jovens no Estado do Maranhão, Brasil / Opportunistic screening for breast cancer among young women in Maranhão State, Brazil

Lima, Ana Lívia Pontes de; Rolim, Nívya Carla de Oliveira Pereira; Gama, Mônica Elinor Alves; Pestana, Aline Lima; Silva, Elza Lima da; Cunha, Carlos Leonardo Figueiredo.
Cad. saúde pública ; 27(7): 1433-1439, jul. 2011. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-594444
Apesar de infrequente, o câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos merece destaque, pois o diagnóstico exige alto índice de suspeição clínica; assim, as práticas preventivas devem ser valorizadas entre mulheres em idade fértil com o rastreamento oportunístico configurando-se em estratégia relevante na abordagem às mulheres. Objetivou-se estudar as práticas adotadas por mulheres jovens para prevenção do câncer de mama no Maranhão, Brasil. Trata-se de estudo de base populacional, descritivo, realizado de junho/2007 a janeiro/2008. A maioria das maranhenses tem baixa renda (42,1 por cento) e menos de oito anos de escolaridade (62,6 por cento). Cerca de 30 por cento relataram o autoexame da mama; entre as mulheres acima de 35 anos, 71,6 por cento nunca realizaram mamografia. Prevaleceu o exame clínico (35,2 por cento) dentre as medidas preventivas, observando-se incremento de 11,5 por cento nessa prática nos últimos dez anos. Tais informações acerca do rastreamento oportunístico do câncer de mama no Maranhão irão auxiliar na formulação das políticas públicas de saúde específicas para o estado.
Biblioteca responsable: BR1.1