Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

O uso de serviços de atenção primária à saúde pela população infantil em um estado do nordeste brasileiro / The use of primary attention services to health by the childhood population in a brazilian northeast

Cunha, Carlos Leonardo Figueiredo; Silva, Raimundo Antonio da; Gama, Mônica Elinor Alves; Costa, Geny Rose Cardoso; Costa, Andrea Suzana Vieira; Tonial, Sueli Rosina.
Cad. saúde colet., (Rio J.) ; 21(2): 115-120, abr.-jun. 2013. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-682408
Este trabalho teve como objetivo avaliar a utilização de alguns serviços de Atenção Básica pela população infantil no ­estado do Maranhão, comparando-se a evolução dos indicadores nos últimos dez anos. Realizou-se um estudo descritivo, no ­período de julho de 2007 a janeiro de 2008, com uma amostra representativa do estado do Maranhão de 1.711 crianças, obtida por amostragem aleatória sistemática por conglomerados. Foi utilizada a pesquisa "Saúde, Nutrição e Mortalidade Infantil no Maranhão", desenvolvida em 1996, como referencial comparativo aos dados do presente estudo. Do total de crianças estudadas, 38,4% realizaram a consulta preventiva no primeiro ano de vida, das quais 92,1% utilizaram o Sistema Único de Saúde (SUS). Observou-se que praticamente todas as variáveis tiveram incremento positivo em relação ao estudo da década passada - as consultas de puericultura no primeiro ano de vida e antes do primeiro mês de vida em média 10%; já o acesso ao serviço público ascendeu em torno de 17%.

Conclusões:

Com essa análise do comportamento atual e de 10 anos atrás, observou-se a melhoria em alguns indicadores de atenção à saúde da criança no estado do Maranhão, possivelmente relacionada aos processos de implantação e aprimoramento da Estratégia Saúde da Família, determinantes do processo de consolidação do Sistema Público de Saúde no Brasil - evolução que pode parecer lenta aos olhos das pesquisas, mas que tem a dimensão necessária para configurar-se na maior política de inclusão social do país.
Biblioteca responsable: BR1.1