Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estado nutricional de adolescentes do Maranhão, Brasil, por critérios nacional e internacional / Nutritional status of adolescents in the state of Maranhão, Brazil, assessed by national and international criteria

Costa, Andréa Suzana Vieira; Chein, Maria Bethânia da Costa; Tonial, Sueli Rosina; Gama, Mônica Elinor Alves; Martins, Maylla Luanna Barbosa; Cunha, Carlos Leonardo Figueiredo; Silva, Diego Salvador Muniz da; Cruz, Paulo Roberto Silva; Brito, Luciane Maria Oliveira.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 18(12): 3715-3720, Dez. 2013. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-695364
O presente estudo objetivou comparar os critérios nacional e internacional para avaliação do estado nutricional de adolescentes. Realizou-se um estudo transversal e analítico, no período de julho de 2007 a janeiro de 2008, com uma amostra representativa do estado do Maranhão composta por 1.256 adolescentes. O índice de massa corporal (IMC) por gênero e idade foi utilizado para diagnosticar baixo peso, peso adequado e excesso de peso, empregando-se os critérios propostos por Conde e Monteiro e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Foram aplicados testes qui-quadrados, concordância de McNemar e correlação de Spearman. Segundo os critérios de Conde e Monteiro e da OMS, houve diferenças significativas entre os meninos quanto ao baixo peso e obesidade. Observou-se que não houve discordância significativa entre os dois critérios. Constatou-se uma correlação positiva e significativa (0,011) entre os dois critérios. Com esta análise pode-se perceber que não há muitas discordâncias entre os critérios utilizados, portanto não podemos apontar o melhor critério e as vantagens de se utilizar um ou outro. Contudo, vale ressaltar que o critério nacional também pode ser mais utilizado, já que não tem diferenças significativas com aquele preconizado pelo Ministério da Saúde, da OMS.
Biblioteca responsable: BR1.1