Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Qualidade de vida em mulheres com neoplasias de mama em quimioterapia / Quality of life in women with breast cancer undergoing chemotherapy

Lôbo, Sâmya Aguiar; Fernandes, Ana Fátima Carvalho; Almeida, Paulo César de; Carvalho, Carolina Maria de Lima; Sawada, Namie Okino.
Acta paul. enferm ; 27(6): 554-559, Nov-Dec/2014. tab
Artículo en Portugués | LILACS, BDENF - Enfermería | ID: lil-732157
ObjetivoConhecer a qualidade de vida relacionada à saúde de mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico.MétodosEstudo transversal realizado em instituição especializada, não qual foram incluídas 145 mulheres. Foram utilizados dois questionários padronizados de qualidade relacionada à saúde, traduzidos e validados para a lingua portuguêsa. Utilizou-se o Manual dos Escores da EORTC para calcular os escores dos domínios dos questionários.ResultadosSegundo o primeiro questionário, a função mais afetada foi a emocional. O tratamento provoca dificuldade financeira na maioria das pacientes (média = 41,83). Os sintomas com os maiores escores foram Insônia (37,93), Fadiga (36,01) e Perda de apetite (33,56). Segundo o instrumento Quality of Life Questionnaire - Breast Cancer 23, o escore Efeitos Colaterais teve média de 50,07, significando que muitas mulheres apresentam efeitos colaterais da quimioterapia e satisfação sexual prejudicada.ConclusãoMulheres com câncer de mama apresentaram alterações nos domínios emocional, financeiro, de satisfação sexual e nas perspectivas futuras. Os sintomas mais mencionados foram fadiga, insônia e perda de apetite.
Biblioteca responsable: BR1.1