Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Síndrome de burnout em técnicos de enfermagem de um hospital público do Estado de São Paulo / Burnout syndrome in nursing assistants of a public hospital in the state of São Paulo

Ferreira, Naiza do Nascimento; Lucca, Sergio Roberto de.
Rev. bras. epidemiol ; 18(1): 68-79, Jan-Mar/2015. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-736441

INTRODUÇÃO:

A síndrome de burnout é um fenômeno psicossocial que surge como resposta aos estressores interpessoais crônicos presentes no trabalho. Vários são os estressores que fazem dos técnicos de enfermagem profissionais vulneráveis a situações cotidianas de estresse nas atividades de trabalho que podem desencadear essa síndrome, em destaque a baixa autonomia desse profissional dentro da equipe de saúde e o maior tempo de contato com os pacientes.

OBJETIVOS:

Avaliar a prevalência da síndrome de burnout em técnicos de enfermagem de um hospital público universitário e sua associação com as variáveis sociodemográficas e profissionais.

MÉTODOS:

Foi aplicado um questionário com informações sociodemográficas e profissionais e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI-SS) para 534 profissionais.

RESULTADOS:

A prevalência da síndrome de burnout entre os técnicos de enfermagem foi de 5,9%. Além disso, 23,6% desses apresentaram alto desgaste emocional; 21,9% alta despersonalização; e 29,9% baixa realização profissional. Houve associação estatisticamente significativa do desgaste emocional com setor de trabalho e estado civil; despersonalização com possuir filhos e apresentar problemas de saúde; e baixa realização profissional com setor de trabalho e número de empregos. Houve associação de satisfação no trabalho com as três dimensões.

CONCLUSÃO:

O trabalho em saúde exige dos profissionais uma atenção intensa e prolongada a pessoas que estão em situação de dependência. Para os técnicos de enfermagem, o contato íntimo com os pacientes de difícil manejo e o receio de cometer erros no cuidado são fatores adicionais de estresse crônico e casos de burnout evidenciados neste estudo. .
Biblioteca responsable: BR1.1