Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estratégias de desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do atendimento da gestante no ciclo gravídico-puerperal / Strategies for development, follow-up, and assessment of care provided to women in the pregnancy-postnatal cycle

Holanda, Cristyanne Samara Miranda de; Alchieri, João Carlos; Morais, Fátima Raquel Rosado; Maranhão, Técia Maria de Oliveira.
Rev. panam. salud pública ; 37(6): 388-394, Jun. 2015. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-754058

OBJETIVO:

Descrever o desenvolvimento do Inventário de Avaliação da Assistência ao Prénatal, Parto e Puerpério (IAAPPP), elaborado com base na experiência de usuárias do serviço obstétrico público de saúde.

MÉTODOS:

Esta pesquisa de métodos mistos foi realizada no município de Caicó, estado do Rio Grande do Norte, Brasil. O estudo consistiu de duas fases na fase 1, foram realizados grupos focais com 19 usuárias do sistema de saúde para levantamento de questões relevantes para avaliação do atendimento do ciclo gravídico-puerperal. Além disso, foi elaborada a primeira versão do instrumento, com validação do conteúdo mediante aplicação do questionário a sete das 19 participantes dos grupos focais; a segunda versão do instrumento foi então elaborada e retestada. Na fase 2 realizaram-se o cálculo do coeficiente de correlação intraclasse para determinar a reprodutibilidade do instrumento, um teste piloto para determinar a aplicabilidade do instrumento e a elaboração da versão final.

RESULTADOS:

A partir das discussões realizadas nos grupos focais, o instrumento foi organizado em quatro domínios 1) informações socioeconómicas, 2) histórico obstétrico, 3) caracterização da experiência obstétrica atual e 4) avaliação do acompanhamento. Os domínios 3 e 4 foram subdivididos nas dimensões pré-natal, parto, puerpério e ciclo gravídico puerperal. As respostas das mulheres que avaliaram o instrumento para o domínio 4 apresentaram correlação forte (> 0,8), demonstrando a reprodutibilidade do IAAPPP.

CONCLUSÕES:

O modelo metodológico permitiu identificar necessidades e demandas das mulheres que vivenciaram o ciclo gravídico-puerperal, produzindo um questionário que pode ser aplicado em outras regiões com características socioculturais semelhantes.
Biblioteca responsable: BR1.1