Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Elaboração e validação semântica de um instrumento de avaliação da transferência do tratamento diretamente observado como política de controle da tuberculose / Design and semantic validation of a new instrument to assess policy transfer of directly observed treatment for tuberculosis

Silva, Laís Mara Caetano da; Surniche, Catiucia de Andrade; Sicsú, Amélia Nunes; Mitano, Fernando; Nogueira, Jordana de Almeida; Santos, Claudia Benedita dos; Cunha, Fátima Teresinha Scarparo; Palha, Pedro Fredemir.
Rev. panam. salud pública ; 38(2): 129-135, ago. 2015. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-764676

OBJETIVO:

Elaborar e validar semanticamente um instrumento de avaliação da transferência do tratamento diretamente observado (TDO) como política de controle da tuberculose segundo a experiência de profissionais de saúde de nível médio e superior.

MÉTODO:

Trata-se de uma investigação metodológica desenvolvida em duas etapas revisão da literatura para elaboração do instrumento primário e validação semântica do instrumento primário mediante aplicação de questionários adaptados do método DISABKIDS®. As informações obtidas, a depender de suas características, foram analisadas quantitativa (estatística descritiva) ou qualitativamente (análise de conteúdo - modalidade temática).

RESULTADOS:

Participaram do estudo 24 profissionais de nível médio e superior que executam ações de controle da tuberculose. O instrumento foi considerado importante para a prática profissional dos sujeitos do estudo. As respostas geraram modificações na estrutura e no conteúdo do instrumento. O processo resultou em um instrumento elaborado e validado semanticamente.

CONCLUSÕES:

A validação semântica é importante para garantir a aplicabilidade dos instrumentos de avaliação, como mostrou a contribuição dos participantes. O instrumento cuja validação semântica foi descrita no presente estudo será posteriormente avaliado quanto a características psicométricas por meio de técnicas estatísticas e quanto a sua utilidade para mensurar a transferência do TDO como política de controle da tuberculose aos profissionais de saúde.
Biblioteca responsable: BR1.1