Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A busca de evidências de validade no desenvolvimento de instrumentos em Fonoaudiologia: revisão sistemática / The search for validity evidence in the development of instruments in speech therapy: a systematic review

Gurgel, Léia Gonçalves; Kaiser, Vanessa; Reppold, Caroline Tozzi.
Audiol., Commun. res ; 20(4): 371-383, out.-dez. 2015. tab, graf
Artículo en Inglés | LILACS | ID: lil-770544
RESUMO

Objetivo:

Identificar, na literatura, o uso da Psicometria na área da Fonoaudiologia e os processos utilizados para a busca de evidências de validade dos instrumentos da área. Estratégia de pesquisa As bases pesquisadas foram MEDLINE (acessado via PubMed), LILACS, Scopus e SciELO. Os descritores foram “Validation studies”, “Validity of tests”, “Speech, Language and Hearing Sciences” e “Valid” (seguido de elemento de truncagem), em português, inglês e espanhol. Critérios de seleção Foram incluídos os estudos que realizavam algum tipo de validação de testes referentes a áreas da Fonoaudiologia.

Resultados:

Foram encontrados 296 artigos e destes, apenas 48 foram incluídos. A maioria dos estudos foi publicada por periódicos internacionais, da área da Fonoaudiologia e com amostra de ampla faixa etária. A principal área avaliada pelos instrumentos foi linguagem (20 estudos), seguida por audiologia (13 estudos). O ano de maior publicação foi 2014 e o principal tipo de busca de evidências de validade foi com base na estrutura interna.

Conclusão:

O uso dos princípios de busca de evidências de validade de instrumentos da área fonoaudiológica ainda é escasso. Porém, observa-se que a maior parte dos estudos foi desenvolvida nos últimos anos, demonstrando tendência atual para atenção à necessidade de aprimoramento dos instrumentos.
Biblioteca responsable: BR1.1