Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Fatores de estresse relacionado ao trabalho: as vozes dos atendentes de telemarketing / Stress factors related to working conditions: what telemarketing attendants have to say

Lucca, Sérgio Roberto de; Zanatta, Aline Bedin; Rodrigues, Marcelo Scarpari; Coimbra, Igor Benedick; Queiroz, Felipe Seixas; Correa, Beatriz.
Cad. psicol. soc. trab ; 17(2): 290-304, dez. 2014. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-772499
A elevada rotatividade e o crescimento do número de casos de transtornos mentais entre os atendentes de telemarketing é resultado do trabalho penoso a que esses trabalhadores são submetidos. Este artigo teve por objetivo analisar os fatores organizacionais e psicossociais relacionados ao estresse e sofrimento psíquico percebidos pelos atendentes de uma empresa de telemarketing. Foi aplicado um questionário de avaliação do estresse no trabalho e criou-se um grupo focal para a discussão e identificação das principais categorias relacionadas com o sofrimento psíquico desses trabalhadores. A falta de controle e a falta de autonomia foram os principais fatores de estresse e sofrimento psíquico nos dois instrumentos, tanto no quantitativo, quanto nos grupos focais (qualitativo), ambos adotados neste estudo. Na percepção dos atendentes, a falta de transparência nos critérios de promoção e reconhecimento, a precariedade do suporte e o apoio da chefia e os relacionamentos conflitantes na organização pesquisada também influenciam negativamente a saúde mental destes sujeitos.
Biblioteca responsable: BR85.1