Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Grau de incapacidade física e escore olhos-mãos-e-pés em pacientes hansênicos pós-alta / Disability grade and eye-hand-foot score in leprosy patients after medical discharge

Neves, Tiago Veloso; Souza, Emyle Brito de; Valentim, Isabele Martins; Reis, Izabella Barbosa dos; Diniz, Ana Paula Mendes; Rocha, Elzirene de Sousa Dias; Nobre, Maria do Socorro Rocha Sarmento; Castro, José Gerley Díaz.
Rev. APS ; 18(3)set. 2015.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-784466
O objetivo deste estudo foi realizar a Avaliação Neuroló-gica Simplificada de pacientes que já concluíram a Poliquimioterapiae, a partir dos dados da mesma, comparar osresultados, ao analisá-los da perspectiva da Avaliação deGI e do Escore OMP. A pesquisa contou com 57 pacientesque foram diagnosticados entre 2005 e 2010 e tiveram,em algum momento do tratamento, incapacidade física.Houve um predomínio de pacientes do gênero masculino(52,6%), a maior parte se situou entre os 30 e 60 anosde idade (68,4%) e era portadora de Incapacidade FísicaGrau 1 ou 2 (77,2%). O pé esquerdo foi a região mais acometida(66,7%), seguida pelo pé direito (61,4%); a regiãomenos acometida foi o olho esquerdo (10,7%). O teste deMann-Whitney mostrou que há uma diferença estatísticasignificativa entre as duas classificações (p=0,0001), sugerindoque o Escore OMP é mais sensível do que o Graude Incapacidade. Concluiu-se que o Grau de Incapacidadeé melhor para operacionalizar as ações de Vigilância emHanseníase, mas que o Escore OMP é melhor para observara evolução das alterações funcionais e/ou sensitivasdo paciente hansênico durante o acompanhamento pelosserviços de saúde, especialmente após a alta da poliquimioterapia.
Biblioteca responsable: BR378.1