Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Meduloblastoma: aspectos histológicos, moleculares e imunopatológicos / Medulloblastoma: histological, molecular and immunopathological aspects

Clebis, Victor Hugo; Pinheiro, Karina Maturana; Martins, Andressa Busetti; Feltran, Danilo Koiti Matsuda; Harano, Raquel Mitie; Ozawa, Patricia Midori Murobushi; Ariza, Carolina Batista; Oliveira, Gabriela Gonçalves de; Watanabe, Maria Angelica Ehara.
Semina cienc. biol. saude ; 36(1): 117-128, jan.-jun. 2015.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-785284
O meduloblastoma é um tumor cerebelar caracterizado como tumor neuroectodérmico primitivo prevalente em crianças, sendo as do sexo masculinos as mais afetadas. Com relação à classificação histológica,existem cinco variações clássico, desmoplásico, anaplásico, células gigantes e de extensa nodularidade. Muitos estudos relatam que a patogênese do meduloblastoma está relacionada com mutações em fatores de crescimento do SNC, sendo que as principais vias envolvidas são Sonic Hedgehog, NOTCH, WNT eOTX. Ainda, com respeito à imunologia, pacientes com meduloblastoma apresentaram alta taxa de IFN-γno soro e células TH17 no sangue periférico, e foi observado que o TGF-β tem sido associado à estimulação mitogênica, o que pode estar relacionado à patogênese da doença. A predominância de uma resposta TH1 relacionada à sobrevivência também foi relatada. O desenvolvimento terapêutico para o meduloblastoma,apesar de limitado, é significativo, uma vez que este vem apresentando melhora na sobrevida de seus pacientes. Entretanto, um maior conhecimento dos mecanismos envolvidos na imunopatogênese é necessário para o desenvolvimento de novos fármacos e formas de tratamento.
Biblioteca responsable: BR512.1