Your browser doesn't support javascript.
loading
Mattis dementia rating scale (DRS) normative data for the brazilian middle-age and elderly populations.
Foss, Maria Paula; de Carvalho, Viviane Amaral; Machado, Thais Helena; Dos Reis, Geraldo Cássio; Tumas, Vitor; Caramelli, Paulo; Nitrini, Ricardo; Porto, Cláudia Sellitto.
Afiliación
  • Foss MP; Psicóloga do Setor de Distúrbios do Movimento e Neurologia Comportamental do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Doutora em Ciências Médicas (Neurociências) da FMRP-USP, Ribeirão Preto SP, Brazil.
  • de Carvalho VA; Psicóloga, Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte MG, Brazil.
  • Machado TH; Fonoaudióloga, Doutora em Linguística pela UFMG, Pesquisadora no Ambulatório de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da UFMG, Belo Horizonte MG, Brazil.
  • Dos Reis GC; Estatístico do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP-USP, Ribeirão Preto SP, Brazil.
  • Tumas V; Médico, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP, Ribeirão Preto SP, Brazil.
  • Caramelli P; Professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG; Coordenador do Ambulatório de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da UFMG, Belo Horizonte MG, Brazil.
  • Nitrini R; Diretor da Disciplina de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo SP, Brazil.
  • Porto CS; Psicóloga do Grupo de Neurologia Cognitiva do Comportamento da Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, Doutora em Ciências pela FMUSP, São Paulo SP, Brazil.
Dement Neuropsychol ; 7(4): 374-379, 2013.
Article en En | MEDLINE | ID: mdl-29213861
RESUMO
OBJETIVO: Expandir normas para o Mattis Dementia Rating Scale (MDRS) na população brasileira de meia idade e idosa. MÉTODOS: A MDRS foi aplicada em 502 indivíduos, 312 mulheres e 190 homens, com idade de 50 anos ou mais e escolaridade de 0 a 13 anos ou mais anos. A amostra foi composta de sujeitos que participaram de outros estudos: Caeté (Minas Gerais), Ribeirão Preto (São Paulo) e São Paulo (São Paulo). Participantes foram divididos em quatro grupos de escolaridade (analfabetos, 1 a 4 anos, 5 a 12 anos e 13 anos ou mais). Os sujeitos foram divididos em quatro grupos de idade (50 a 60, 61 a 70, 71 a 80 e acima de 80 anos). RESULTADOS: Dados normativos dos escores da MDRS são apresentados em percentis. O grupo com menos escolaridade e sujeitos acima de 80 anos apresentaram escores mais baixos. CONCLUSÃO: Como esperado, idade e escolaridade foram fortemente correlacionados aos escores da MDRS. Analfabetos e indivíduos muito idosos apresentaram pior desempenho que os outros grupos. Os dados podem ajudar a melhorar a acurácia para o diagnóstico de prejuízo cognitivo e demência na população brasileira de meia-idade e idosos.
Palabras clave

Texto completo: 1 Banco de datos: MEDLINE País/Región como asunto: America do sul / Brasil Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Año: 2013 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil

Texto completo: 1 Banco de datos: MEDLINE País/Región como asunto: America do sul / Brasil Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Año: 2013 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil