Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Profissionais de UTI neonatal e alimentação de recém-nascidos com uso do copo / Neonatal ICU?s professionals and the use of the cup to feed newborns / Profesionales de la UTI Neonatal y alimentación de recién nacidos con el uso del vaso

Burgemeister, Amanda; Sebastião, Luciana T.
Distúrb. comun ; 25(3): 430-439, dez. 2013.
Artículo en Portugués | Index Psi Revistas Técnico-Científicas | ID: psi-62002

Introdução:

O uso do copo é uma forma de alimentação alternativa para recém-nascidos (RNs) quando estes ainda não estão sendo amamentados. Os profissionais devem ter conhecimentos para o uso da técnica para garantir a segurança alimentar dos bebês.

Objetivos:

Identificar os procedimentos utilizados por profissionais de UTI neonatal na alimentação de RNs por meio do copo, bem como analisar seus conhecimentos e experiências sobre a técnica.

Métodos:

Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 auxiliares de enfermagem de UTI Neonatal.

Resultados:

De forma geral, os profissionais executavam a técnica de forma satisfatória. O problema mais frequentemente observado foi o posicionamento do copo ao ofertar o leite ao RN. Foi recorrente o posicionamento do copo de forma a ?despejar? o leite na boca do bebê. Os participantes manifestaram dúvidas sobre o uso do copo na alimentação de bebês e afirmaram não terem sido capacitados para tal procedimento na rotina do trabalho em saúde na UTI neonatal. Por outro lado, mostraram-se receptivos a ações de educação permanente em saúde envolvendo esta temática.

Conclusão:

De forma geral, os profissionais executavam a técnica de alimentação com o uso do copo de forma satisfatória. As dificuldades e dúvidas observadas nos relatos dos profissionais sobre o uso desta técnica reiteram a necessidade de ações educativas que contribuam para a construção de conhecimentos voltados ao uso seguro desta forma alternativa de alimentação de bebês.(AU)(AU)
Biblioteca responsable: BR1.1