Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A Importância do Monitoramento e da Identificação Precoce de Cardiotoxicidade do Tratamento com Trastuzumabe no Câncer de Mama: Relato de Caso / The Importance of Early Monitoring and Identification of Cardiotoxicity of Trastuzumab Treatment in Breast Cancer: Case Report / La Importancia del Monitoreo y de la Identificación Temprano de la Cardiotoxicidad del Tratamiento con Trastuzumab en el Cáncer de Mama: Informe de Caso

Rev. bras. cancerol; 65(3)19/09/2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1047725

Introdução:

O câncer de mama representa a neoplasia mais frequente entre as mulheres, com elevada morbimortalidade. Com o advento de novos medicamentos, houve um aumento na sobrevida global; entretanto, o trastuzumabe, um anticorpo monoclonal utilizado no tratamento, pode promover cardiotoxicidade, que deve ser avaliada e monitorada durante o tratamento. O objetivo deste artigo é descrever um relato de caso de paciente que apresentou cardiotoxicidade associada ao uso de trastuzumabe e a importância do monitoramento e da identificação precoce da cardiotoxicidade por meio do monitoramento pelo ecocardiograma (ECO). Relato do caso Paciente, sexo feminino, 63 anos, hipertensa, obesa, com câncer de mama, apresentou cardiotoxicidade associada ao uso de trastuzumabe, com redução da fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) e desenvolveu diabetes após o tratamento. A paciente fez acompanhamento regular pelo ECO durante o tratamento, tendo sido esse processo fundamental para a detecção precoce e o manejo adequado da cardiotoxicidade associada ao uso do trastuzumabe. Foi utilizado um algoritmo na determinação da causalidade.

Conclusão:

Este estudo mostra a importância do acompanhamento da FEVE pelo ECO em pacientes submetidas à quimioterapia cardiotóxica e do monitoramento de possíveis alterações metabólicas após o tratamento oncológico.
Biblioteca responsável: BR440.1
Localização: BR440.1