Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nurse's management of workplace violence situations in the family health strategy / Manejo de las situaciones de violencia laboral por parte de los profesionales de enfermería en la estrategia de salud de la familia / Gerenciamento das situações de violência no trabalho na estratégia de saúde da família pelo enfermeiro

Texto & contexto enferm; 29: e20180432, Jan.-Dec. 2020.
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1059134
RESUMO

Objetivos:

identificar as situações de violência no cotidiano de trabalho dos profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família e descrever as condutas adotadas por esses profissionais perante as situações de violência identificadas.

Método:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório cujo cenário foi uma Clínica da Família do município do Rio de Janeiro. Participaram 18 profissionais da saúde. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

emergiram três categorias temáticas Situações de violência no trabalho na Estratégia de Saúde da Família; Consequências da violência no trabalho na Estratégia de Saúde da Família; Atuação do enfermeiro como líder da Equipe de Saúde da Família e as estratégias adotadas perante a violência no trabalho.

Conclusões:

foram identificadas situações de violência interpessoal e a violência coletiva, exemplificadas pelo contato com a violência armada no território, discriminação racial, violência entre os pares e violência sofrida pelo usuário, como a violência doméstica, afetando diretamente o profissional. Destaca-se a importância da atuação do enfermeiro como líder da equipe da Estratégia de Saúde da Família vislumbrando o gerenciamento das situações de violência no trabalho, muitas vezes negligenciadas.
Biblioteca responsável: BR17.1