Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Measurement of general critical thinking in undergraduate nursing students: experimental study / Medición del pensamiento crítico general en estudiantes de cursos de graduación de enfermería: estudio experimental / Mensuração do pensamento crítico geral em estudantes de cursos de graduação em enfermagem: estudo experimental

Texto & contexto enferm; 29: e20180229, Jan.-Dec. 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1059135
RESUMO

Objetivo:

comparar os níveis de pensamento crítico geral e as habilidades ou atributos cognitivos que o constituem, mensurados individualmente durante a formação de estudantes de graduação em Enfermagem, mediante uma intervenção de ensino com uso de Mapas Conceituais.

Método:

estudo experimental, randomizado, duplo-cego com delineamento antes e depois, realizado com 77 estudantes de graduação em enfermagem. Os sujeitos da pesquisa foram randomizados para os grupos controle (38) e experimento (39) e ambos participaram de um curso de extensão sobre Suporte Avançado de Vida em Cardiologia por um período de cinco semanas, quando a intervenção foi a construção de quatro mapas conceituais. A coleta de dados aconteceu por meio de um questionário sociodemográfico e a resolução do California Critical Thinking Skills Test (CCTST) antes do início do curso e após o encerramento, para mensuração do pensamento crítico.

Resultados:

os dados sociodemográficos confirmaram que os grupos possuíam características similares. Após a intervenção por meio dos mapas conceituais, as médias de pensamento crítico geral no pré e pós-teste foram classificadas como moderadas e não apresentaram diferença estatisticamente significativa. O Teste-t para amostras emparelhadas evidenciou a pontuação da habilidade Avaliação aumentada significativamente (p-valor de 0,022) no pós-teste para o grupo experimento.

Conclusão:

a utilização da estratégia de ensino com construção dos mapas conceituais apresentou bom desempenho na promoção do Pensamento Crítico Geral e de suas habilidades. Estratégias de ensino baseadas em teorias construtivistas devem ser incentivadas, pois desempenham um papel significativo na melhoria da aprendizagem e do Pensamento Crítico dos estudantes.
Biblioteca responsável: BR17.1