Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effectiveness of a teaching model in a first aid course: a randomized clinical trial / Efectividad de un modelo de enseñanza en un curso de primeros auxilios: un ensayo clínico aleatorizado / Efetividade de modelo de ensino em um curso de primeiros socorros: ensaio clínico randomizado

Texto & contexto enferm; 29: e20180362, Jan.-Dec. 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1059141
RESUMO

Objetivo:

avaliar a efetividade do Modelo de Ensino Ativo para o Pensamento Crítico em um curso de primeiros socorros para estudantes de graduação em enfermagem.

Método:

ensaio clínico, randomizado, unicego e paralelo, realizado na Universidade Federal de Viçosa (Brasil). Em novembro de 2016, com 102 estudantes de graduação em enfermagem divididos em grupo experimental e grupo controle. No grupo experimental, foi utilizada a metodologia do Problem Based Learning associada ao Modelo do Ensino Ativo para o Pensamento Crítico e, no grupo controle, foi utilizada apenas a metodologia do Problem Based Learning. Para avaliar a diferença do nível de conhecimento médio dos grupos, foi aplicado teste com 25 questões, antes da intervenção educativa e após. Para identificar o efeito dos fatores de medida nos testes, foi utilizado análise de variância.

Resultado:

foi observado efeito de interação significativo (F1,100=11,138; p=0,001), indicando que o grupo experimental apresentou melhora na média das notas entre o pré e pós-teste, com elevada magnitude (d=1,10).

Conclusão:

o modelo de ensino foi efetivo, sendo demonstrado pelo desempenho do grupo experimental, que apresentou resultados significativamente maiores em termos de conhecimento. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos número U1111-1176-5343.
Biblioteca responsável: BR17.1