Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The influence of the cannabinoid receptor CB1 on the periaqueductal gray in mice treated with photobiomodulation after chronic constriction injury of the sciatic nerve: a placebo-controlled trial / Influência do receptor canabinóide CB1 na substância cinzenta periaquedutal em camundongos tratados por fotobiomodulação após constrição crônica do nervo ciático: ensaio controlado por placebo

BrJP; 3(1): 2-7, Jan.-Mar. 2020. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1089158
RESUMO JUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

Estudos demonstraram que o receptor canabinóide CB1 está envolvido na modulação da dor, principalmente pela ativação da via descendente de controle da dor, porém o papel da fotobiomodulação nesse processo não é bem elucidado. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar o envolvimento do receptor CB1 na antinocicepção induzida pela fotobiomodulação a nível supraespinhal.

MÉTODOS:

Camundongos machos suíço albinos foram submetidos à lesão por constrição crônica e tratados com fotobiomodulação. Para avaliar o envolvimento supraespinhal do receptor CB1 na antinocicepção induzida por fotobiomodulação foi injetado o antagonista do receptor canabinóide CB1, AM251 (0,1µg/vol 0,2µL) 5 minutos antes do tratamento com fotobiomodulação. O tratamento de fotobiomodulação foi realizado no quinto dia após cirurgia estereotática e lesão por constrição crônica, na dose de 50J/cm2 em estado agudo. Os testes de placa quente e monofilamentos de von Frey foram realizados para avaliar a sensibilidade térmica e mecânica à dor, respectivamente.

RESULTADOS:

O limiar térmico e mecânico nociceptivo foi maior nos camundongos com lesão por constrição crônica, injetados com solução salina e tratados com fotobiomodulação na dose de 50J/cm2 nos testes de placa quente (p<0,001) e von Frey (p>0,001). Esses efeitos antinociceptivos não foram detectados em camundongos com lesão por constrição crônica tratados com AM251.

CONCLUSÃO:

O presente estudo sugere que os receptores CB1 localizados nas estruturas supraespinhais participam do controle da dor neuropática, após tratamento com fotobiomodulação em animais submetidos à lesão por constrição crônica.
Biblioteca responsável: BR1.1