Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Barreiras à Prevenção do Câncer e Tratamento Oncológico para a População em Situação de Rua / Barriers to Cancer Prevention and Oncologic Treatment for Homeless People / Barreras para la Prevención y el Tratamiento del Cáncer para Personas sin Hogar

Rev. bras. cancerol; 66(2)20200402.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1100244

Introdução:

As barreiras para a universalização do acesso às ações e serviços de saúde se intensificam para grupos populacionais historicamente negligenciados, como a população em situação de rua. Na oncologia, esse cenário não é diferente, sendo necessários estudos que ajudem a revelar essa realidade.

Objetivo:

Compreender as barreiras de acesso, das pessoas em situação de rua às ações de prevenção do câncer e tratamento oncológico.

Método:

Estudo de caso de abordagem qualitativa utilizando-se entrevistas com seis profissionais de uma equipe de Consultório de Rua do Rio de Janeiro. Os dados foram analisados seguindo o referencial da hermenêutica dialética.

Resultados:

O estigma historicamente designado à população em situação de rua dificulta o acesso aos serviços de prevenção e tratamento do câncer. Diante do grave estado de vulneração dessas pessoas, o cuidado oncológico tem se apresentado como uma demanda secundária às suas necessidades.

Conclusão:

É primordial compreender o sistema de saúde como instrumento de construção da cidadania e agregar a temática do câncer ao escopo de práticas cotidianas das equipes, haja vista a diversidade de fatores de risco a que esse grupo está exposto e a necessidade de superação das condições de vida na rua.
Biblioteca responsável: BR440.1
Localização: BR440.1