Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnóstico de enfermagem risco de infecção em pacientes no pós-operatório: estudo transversal / Nursing diagnosis risk of infection in patients in the postoperative period: a cross-sectional study / Diagnóstico de enfermería riesgo de infección en pacientes en el post-operatorio: estudio transversal

Online braz. j. nurs. (Online); 15(2): 245-253, jun. 2016. ilus, tab
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1122996

OBJETIVO:

comparar os fatores de risco associados ao diagnóstico de enfermagem risco de infecção em pacientes em pós-operatório segundo a taxonomia da NANDA-I, com fatores presentes nos pacientes com infecção instalada.

MÉTODO:

estudo analítico, transversal, com 80 pacientes no pós-operatório.

RESULTADOS:

os fatores de risco defesa primária inadequada (pele rompida e procedimentos invasivos), tabagismo e defesa secundária inadequada pela resposta inflamatória suprimida foram estatisticamente significantes no grupo de pacientes com risco de infecção. No grupo de pacientes com infecção instalada, houve uma associação positiva para defesa primária inadequada (pele rompida e procedimentos invasivos) e diminuição da hemoglobina. DISCUSSÃO Para uma avaliação global dos fatores preditivos de infecção, é necessária uma análise multifatorial integrada que compreenda todo o período perioperatório.

CONCLUSÃO:

Defesa primária inadequada por procedimentos invasivos e por pele rompida, e diminuição da hemoglobina foram fatores associados tanto para o risco como para a presença de infecção.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1