Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto dos sintomas de ansiedade e depressão na autoeficácia percebida em estudantes de enfermagem / Impacto de los síntomas de ansiedad y depresión en la autoeficacia percibida de estudiantes de enfermería / Impact of anxiety and depression symptoms on perceived self-efficacy in nursing students

Acta Paul. Enferm. (Online); 34: eAPE01113, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1278067
Resumo

Objetivo:

Identificar a relação da autoeficácia percebida com a autoestima e a presença de sintomas de ansiedade e depressão de estudantes no início do curso de graduação em Enfermagem.

Métodos:

Estudo transversal, desenvolvido em duas Instituições de Ensino Superior públicas. A amostra foi constituída por 82 participantes. Utilizaram-se três instrumentos validados para mensuração das variáveis Escala de Autoestima Rosenberg, Escala de Autoeficácia Geral e Percebida e Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão.

Resultados:

A maioria dos estudantes apresentou sintomas ansiosos (73,2%) e níveis moderados de autoestima (89,0%) e de percepção de autoeficácia. Os universitários com sintomas de ansiedade e depressão apresentaram escores de autoeficácia percebida inferiores àqueles sem ansiedade e sem depressão (p<0,001).

Conclusão:

A presença de ansiedade e depressão compromete a percepção de autoeficácia de graduandos de enfermagem. Esses resultados adequam-se como um estímulo para a implementação de programas de ajuda em saúde mental nas universidades, que, em médio e longo prazos, poderão propiciar enfermeiros mais saudáveis, satisfeitos e que proporcionarão a seus clientes uma assistência competente e segura.
Biblioteca responsável: BR1.2