Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Manejo de aerossóis durante a pandemia da COVID-19 / Aerosol management during the COVID-19 pandemic / Manejo de aerosol durante la pandemia COVID-19

Rev. SOBECC; 26(2): 122-127, 30-06-2021.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1283888

Objetivo:

Descrever o processo de prototipação de um dispositivo de filtragem para manejo de aerossóis em procedimentos laparoscópicos durante a pandemia do coronavírus SARS-CoV-2.

Método:

Estudo descritivo, tipo relato de experiência sobre o protótipo de dispositivo de filtragem para manejo de aerossóis em laparoscopia durante a pandemia de COVID-19 pelo SARS-CoV-2, com base nos processos de imersão, ideação e prototipação do design thinking.

Resultados:

Os processos de imersão preliminar e profunda permitiram a abordagem do problema. A utilização do mapa mental proporcionou a identificação dos fatores relacionados às suspensões de cirurgias em decorrência do SARS-CoV-2. Pelas medidas do aspirador das salas cirúrgicas, idealizaram-se os recursos materiais necessários extensor de aspiração, filtro bacteriológico e viral, conector e ponteira.

Conclusão:

O dispositivo para filtragem do dióxido de carbono do pneumoperitônio obteve boa aceitação da equipe cirúrgica e foi incorporado à rotina do setor durante a realização de cirurgias laparoscópicas.
Biblioteca responsável: BR2499