Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso das teorias de enfermagem nas teses brasileiras: estudo bibliométrico / Uso de las teorías de enfermería en las tesis brasileñas: estudio bibliográfico / Use of nursing theories in brazilian theses: bibliometric study

Cogit. Enferm. (Online); 26: e71743, 2021. graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1286154
RESUMO

Objetivo:

caracterizar a produção científica que utiliza teorias de enfermagem a partir de teses realizadas por enfermeiros no Brasil.

Método:

estudo bibliométrico realizado no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior e na Plataforma Sucupira, em novembro de 2019. Foram selecionadas 63 teses lidas na íntegra para fichamento e extração de aspectos de interesse, a seguir ano, universidade, autor, orientador, programa, teoria, modo de aplicação, tipo de estudo, natureza e temática.

Resultados:

o maior número de produções aconteceu em 2016 com 16 (25,4%) teses, com destaque para o Nordeste com 31 (49,2%). A teoria mais utilizada foi a Teoria do Cuidado Transcultural em oito (12,7%), com a temática mais investigada sendo o cuidado em 12 (13%) teses.

Conclusão:

a inclusão das teorias de enfermagem no ensino e na pesquisa ainda se mantêm obscuras. Pretende-se dar visibilidade à temática e sugerir o aprofundamento na discussão.
Biblioteca responsável: BR21.1