Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

La biomedicalización del riesgo sexual en América Latina en el siglo XXI / The Biomedicalization of Sexual Risk in Latin America in the 21st century / A biomedicalização do risco sexual na América Latina no século XXI

Rev. cienc. salud (Bogotá); 18(3): 176-197, dic. 2020.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-1289160
Resumo

Introdução:

ainda que na última década o conceito de biomedicalização tem sido relevante na América Latina para entender alguns processos mediante os quais a biomedicina participa na constituição de sujeitos e seus padecimentos, sua relação com a conformação da sexualidade tem sido pouco explorada. Desenvolvimento o objetivo deste texto é analisar, desde uma perspectiva sociológico-feminista, a bio-medicalização do risco sexual ao vírus da imunodeficiência humana (VIH) mediante a Profilaxia pre-ex-posição (PrEP, por suas siglas em inglês), e ao vírus do papiloma humano (VPH) mediante a aplicação da vacuna de prevenção no México, na Colômbia, e no Brasil. Primeiro, se apresenta a noção de biomedi-calização, seus usos teóricos na sociologia e os STS (estudos da ciência, a tecnologia e a biomedicina, por suas siglas em inglês). Posteriormente se abordam alguns textos que analisam algumas variabilidades da biomedicalização do risco sexual, mediante estas biotecnologias nos países mencionados. Finalmente, se problematizam algumas das vantagens e desafios teóricos do uso do conceito de biomedicalização em diversos contextos da América Latina e se assinala qual é sua relevância para compreender as relações e diferenças de gênero na região.

Conclusões:

em nossos dias, com o auge da biomedicina e das farmacêuticas transacionais, se faz necessário analisar as implicações históricas, sociais e políticas da biomedicalização da sexualidade em contextos pós-coloniais, como o Latino-Americano.
Biblioteca responsável: CO285.1