Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

nequity in access to health and racism: epidemiological analysis during the COVID-19 pandemic / Desigualdad en el acceso a la salud y racismo: análisis epidemiológico durante la pandemia de COVID-19 / Iniquidades no acesso à saúde e racismo: análise epidemiológica durante a pandemia de COVID-19

J. Health NPEPS; 6(2): 1-15, dez. 2021.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF, Coleciona SUS - BR | ID: biblio-1337842
RESUMO

Objetivo:

analisar os dados epidemiológicos da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e o acesso à saúde de pessoas negras no Brasil durante a pandemia, comparando-os com os anos anteriores.

Método:

estudo epidemiológico, descritivo e quantitativo de casos de SRAG em pacientes negros, notificados no sistema de informação em vigilância epidemiológica da influenza do Ministério da Saúde, entre 2017 e 2020.

Resultados:

observou-se que, em 2020, houve um aumento da prevalência dos casos de SRAG em negros, além de um aumento significativo da letalidade quando comparada à população em geral. Além disso, verificou-se que a mortalidade foi significativamente maior em indivíduos com SRAG que necessitaram de suporte ventilatório.

Conclusão:

a cor da pele é um determinante de diversas vulnerabilidades sociais e de saúde no Brasil e no mundo, tendo impacto direto no aumento da morbimortalidade da população negra durante a pandemia.
Biblioteca responsável: BR1972.9