Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Urinary tract infection in patients with chronic kidney disease under conservative treatment / Infección del tracto urinario en pacientes con enfermedad renal crónica en tratamiento conservador / Infecção do trato urinário em pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador

Rev. bras. enferm; 75(3): e20210065, 2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1351708
RESUMO

Objetivos:

avaliar a prevalência e os fatores de risco associados para infecção do trato urinário em pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador e identificar os microrganismos isolados na urina desses pacientes e o estadiamento da doença renal crônica .

Métodos:

estudo transversal, analítico, realizado no Ambulatório de Tratamento Conservador de um hospital universitário da cidade de São Paulo.

Resultados:

a prevalência de infecção do trato urinário é de 22%. Destacam-se no grupo com infecção os fatores de risco Diabetes Mellitus, hipertensão arterial sistêmica, doença cardíaca, neoplasias e doenças da tireoide e autoimunes (p<0,001). Em sua maioria (87,9%), os microrganismos encontrados nas uroculturas foram Gram-negativos, sendo Escherichia coli (50,70%), seguida de Klebsiella pneumoniae (23,1%) e Enterococcus spp. (9,7%).

Conclusões:

os achados desta investigação revelam a intrínseca associação entre os fatores de risco e os microrganismos para o desenvolvimento da infecção do trato urinário.
Biblioteca responsável: BR1.1