Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Association of the Charlson index with risk classification, clinical aspects, and emergency outcomes / Asociación del índice de Charlson con clasificación de riesgo, aspectos clínicos y resultados en urgencias / Associação do índice de Charlson com classificação de risco, aspectos clínicos e desfechos na emergência

Rev. Esc. Enferm. USP; 56: e20200162, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1356732
RESUMO

Objetivo:

Verificar a associação entre o índice de comorbidade de Charlson ajustado à idade e as categorias de classificação de risco, os aspectos clínicos e os desfechos de pacientes no serviço de emergência.

Método:

Estudo transversal, analítico que analisou prontuários de 3.624 pacientes atendidos na emergência. Escores do índice de Charlson superiores a 2 retrataram alto índice de comorbidade (risco de mortalidade). Teste t e análise de variância foram aplicados nas análises.

Resultados:

Houve diferença significativa entre o índice de comorbidade de Charlson e a classificação de risco, com maiores escores encontrados nos pacientes classificados nas categorias branca (2,57) e vermelha (2,06). Pacientes com queixas vasculares, endócrinas, neurológicas, cardiológicas ou com problemas em dispositivos, e os que realizaram tomografia de crânio apresentaram alto índice de comorbidade. Ademais, os internados, transferidos ou que morreram na emergência apresentaram significativamente maiores escores do índice em comparação com os que tiveram alta hospitalar.

Conclusão:

O alto índice de comorbidade teve associação com as categorias da classificação de risco, queixas principais e inespecíficas, realização de tomografia de crânio e desfechos dos pacientes na emergência.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1