Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Low bone mineral density in pre-menopausal women one year after gastric bypass / Baixa densidade mineral óssea em mulheres pré-menopausadas um ano após bypass gástrico

Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.); 21(1): 5-10, maio 05,2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1370441

Introdução:

o Bypass Gástrico em Y de Roux (BPGYR) pode promover mudanças no metabolismo ósseo decorrentes de deficiências nutricionais, alterações hormonais e perda severa de peso, podendo acarretar redução da Densidade Mineral Óssea (DMO).

Objetivo:

investigar a prevalência de osteopenia/osteoporose e fatores associados à DMO em mulheres pré-menopausadas submetidas à BPGYR.

Metodologia:

estudo transversal com dados secundários de pacientes acompanhadas em um serviço especializado no tratamento da obesidade. Variáveis estudadas dados bioquímicos e antropométricos, composição corporal por bioimpedância multifrequencial e DMO de coluna lombar (CL), fêmur total (FT) e colo do fêmur (CF) por Absorciometria por Dupla Emissão de Raios X. Para análise estatística foi utilizado o programa SPSS®, com o nível de significância de 5%.

Resultados:

foram avaliadas 72 mulheres pré-menopausadas, com média de idade e de IMC de 38,7±6,5 anos e 25,8±2,5 kg/m², respectivamente, e tempo médio de pós-operatório de 13,1±1,7 meses. A prevalência de osteopenia em pelo menos um dos sítios densitométricos foi de 13,9%, sendo a CL o sítio mais frequente. Uma menor DMO na CL se associou a maior perda de peso, maior percentual de massa gorda antes da cirurgia e níveis séricos menores de vitamina D pós-operatória. Observou-se correlação positiva entre o índice de massa muscular esquelética ajustada pela altura no pré-operatório e a DMO da CL (r=0,361; p=0,010) e do FT (r=0,404; p= 0,004).

Conclusão:

detectou-se prevalência relevante de osteopenia em mulheres pré-menopausadas após BPGYR, principalmente na CL.
Biblioteca responsável: BR342.1