Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Incidência, fatores associados e impacto de complicações pulmonares no pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica / Incidence, associated factors and impact of pulmonary complications in the postoperative period of pediatric cardiac surgery

Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.); 21(1): 25-30, maio 05,2022. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1370544

Objetivo:

determinar a incidência, os fatores associados e o impacto das complicações pulmonares no pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica.

Metodologia:

estudo de coorte, prospectivo, que incluiu lactentes e crianças submetidas à cirurgia cardíaca em um hospital pediátrico, no período de novembro de 2016 a julho de 2019. Foram coletados dados dos prontuários referentes ao sexo, idade, presença de outras malformações associadas, tipo de cardiopatia, ocorrência de complicações pulmonares, tempo de ventilação mecânica (VM) e de internamento na unidade de terapia intensiva (UTI) e óbito.

Resultados:

a amostra foi constituída por 111 lactentes e crianças, mediana da idade de 13 meses (7-32 meses), 54,1% do sexo feminino. Quanto ao tipo de cardiopatia, 80,2% foram cianogênicas. As complicações pulmonares ocorreram em 44,1% dos casos, sendo a mais frequente a atelectasia. A mediana do tempo de VM foi 8 horas (1-48h) e 45 (40,5%) permaneceram na VM por mais de 24h. A mediana do tempo de internamento na UTI foi de 7 dias (4-12dias). Evoluíram a óbito 7 (14,3%) pacientes.

Conclusão:

a amostra investigada apresentou incidência elevada de complicações pulmonares no pós-operatório de cirurgia cardíaca
Biblioteca responsável: BR342.1