Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Follow-up do desenvolvimento motor de prematuros: impacto das orientações parentais / Follow-up of premature motor development: impact of parental guidance

Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.); 21(1): 46-52, maio 05,2022. fig, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1370569

Introdução:

a avaliação e intervenção motora possibilitam minimizar os atrasos no desenvolvimento motor de crianças prematuras.

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento motor de crianças prematuras, de 0 a 12 meses de idade corrigida, após intervenção baseada em orientações aos pais.

Metodologia:

a amostra foi composta por 43 bebês nascidos prematuros e para avaliação do desempenho motor foi utilizada a Alberta Infant Motor Scale (AIMS), além de dois questionários qualitativos para identificação e controle dos fatores de risco. Foi utilizada estatística descritiva e os testes de Wilcoxon e McNemar para analisar as mudanças ao longo do tempo (p < 0,05).

Resultados:

através do follow-up, após as orientações aos pais, o número de bebês que apresentavam desempenho motor abaixo do esperado foi reduzido. Os percentis obtidos no desempenho motor nos dois momentos avaliativos indicam que houve melhora ao longo do tempo (p = 0,05), assim como os dados referentes à categorização (p = 0,04).

Conclusões:

é importante o acompanhamento e identificação da influência dos fatores de risco sobre os bebês para que medidas interventivas possam ser implementadas precocemente, sendo o modelo baseado em orientações um método de baixo custo e de fácil aplicabilidade em serviços públicos de saúde.
Biblioteca responsável: BR342.1