Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Importância da ginástica laboral na flexibilidade de coluna em servidores do Hospital Universitário / Importance of occupational gymnastics in spine flexibility in workers at the university hospital

Arq. ciências saúde UNIPAR; 26(2): 101-106, maio-ago. 2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1372948

Introdução:

os cuidados com os trabalhadores é uma importante questão de saúde pública.

Objetivo:

avaliar os efeitos da ginástica laboral (GL) na flexibilidade da coluna cervical e lombar de servidores do hospital universitário.

Materiais e Métodos:

trata-se de um estudo experimental. Participaram do estudo, 50 colaboradores distribuídos em dois grupos Controle (CTL, n=25) e Experimental (EXP, n=25). O grupo CLT não participou das aulas de GL e o grupo EXP realizou 16 sessões de GL, quatro vezes por semana, por quatro semanas. A flexibilidade da coluna cervical e lombar dos participantes foi realizada em dois momentos, antes de iniciarem o programa de GL e após 16 sessões.

Resultados:

foi verificado que a prática de GL resultou em um aumento da flexibilidade cervical. Em relação à coluna lombar, o período de intervenção não impediu a redução da flexibilidade, no entanto, essa redução foi 50% menor no grupo EXP quando comparado ao grupo CTL.

Conclusão:

o programa de GL é uma estratégia de intervenção fundamental para a saúde do trabalhador, visto que a flexibilidade é um importante componente da atividade física relacionada à saúde.
Biblioteca responsável: BR513.1