Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nível de atividade física de fisioterapeutas de um hospital público / Level of physical activity of physical therapists at a public hospital

Arq. ciências saúde UNIPAR; 26(2): 119-125, maio-ago. 2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1372960

Objetivo:

avaliar o nível de atividade física dos fisioterapeutas e identificar o perfil socioeconômico desses profissionais de um hospital público de grande porte em Goiânia.

Métodos:

Trata-se de um estudo observacional, transversal e quantitativo realizado de abril a agosto de 2020. Foram incluídos fisioterapeutas de ambos os sexos, contratados há no mínimo seis meses, e que assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Excluídos da pesquisa aqueles em férias ou licença médica no período da coleta de dados. Para avaliar o nível de atividade física utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), e um questionário para conhecer o perfil socioeconômico desses profissionais. As variáveis contínuas foram apresentadas como média e desvio padrão, enquanto as categóricas, em frequência absoluta e relativa.

Resultados:

Grande parte dos indivíduos é do sexo feminino (73,5%) com maior prevalência de inativos (76%), sendo que (49,9%) cumprem carga horária maior que 30 horas semanais. Do total da amostra (61,8%) tem pelo menos especialização na sua formação profissional.

Conclusão:

Os fisioterapeutas do serviço público apresentam o nível de atividade física reduzido, com maior proporção classificados como inativos, segundo a OMS.
Biblioteca responsável: BR513.1