Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito do momento de imersão na alteração volumétrica do agregado trióxido mineral HP / Effect of the immersion moment at the volumetric alteration of the mineral trioxide aggregate HP

Dent. press endod; 11(2)maio-ago.2021. Ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1377855

Introdução:

A solubilidade é uma propriedade relaciona- da à dissociação dos constituintes do material, pela ação do contato com o líquido circundante.

Introdução:

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da hidratação durante a varredura com microtomografia (micro-TC) sobre a alteração volumétrica do MTA HP.

Métodos:

foram utilizados 20 dentes incisivos superiores de acrílico com cavidade retrógrada. O cimento MTA HP foi inserido na cavidade com um condensador Paiva. As amostras foram inspecionadas visualmente com uma lupa de 5x, para garantir que não permanecessem espaços vazios ou lacunas. Os espécimes foram divididos em dois grupos (n=10). Os dentes foram escaneados logo após o manuseio do MTA. Para o grupo com imersão em água, Eppendorf hidratado foi mantido com 1mL de água durante a varredura; no outro grupo, os dentes foram escaneados sem água. Nos dois grupos, os dentes foram imersos em água durante sete dias. Em seguida, os dentes foram escaneados novamente em micro-TC usando os mesmos parâmetros e condições de cada grupo. Foi realizada a reconstrução das imagens pelo software Nrecon e o volume de solubilidade, determinado pelo software CTan, analisando-se a variação volumétrica.

Resultados:

O grupo de corpos de prova escaneados imersos na água apresentou maior variação volumétrica, com diferenças estatisticamente significativas em relação ao grupo escaneado sem imersão. O escaneamento do corpo de prova imerso em água favorece uma maior perda volumétrica do material.

Conclusão:

Os estudos para avaliar a variação volumétrica de cimentos de silicato de cálcio devem ser feitos com imersão em água.
Biblioteca responsável: BR512.1
Localização: BR512.1