Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efectividad de intervención educativa en conocimientos sobre VIH y adherencia terapéutica antirretroviral / Effectivity of an educational intervention on HIV knowledge and adherence to antiretroviral therapy / Efetividade da intervenção educacional no conhecimento sobre HIV e adesão terapêutica antirretroviral

Rev. cienc. cuidad; 19(3): 67-74, 2022.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1397144

Introdução:

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana é um dos maiores desafios à saúde pública, por isso o conhecimento sobre a doença e a adesão à terapia antirretroviral em pessoas vivendo com HIV são aspectos fundamentais para mitigar as consequências para a saúde pública da epidemia.

Objetivo:

Avaliar a eficácia de uma intervenção educacional para aumentar o nível de conhecimento sobre o HIV e promover a adesão terapêutica antirretrovi-ral em pessoas que sofrem de HIV.

Materiais e métodos:

Estudo pré-experimental sem grupo controle, no qual participaram 10 pessoas com HIV sob tratamento antirretroviral, empregan-do-se amostragem não probabilística. A intervenção foi desenvolvida em três etapas, com três sessões. Foram aplicados dois instrumentos um questionário projetado especificamente para medir o conhecimento sobre o HIV, avaliado após a intervenção pelo teste de Wilcoxon e o teste Morisky-Green para medir a adesão terapêutica, analisado através do teste t de Student de amostras emparelhadas.

Resultados:

Na fase diagnóstica, 100% da amostra apresentou baixos níveis de conhecimento sobre HIV e não adesão terapêutica. Ao final da intervenção, 90% dos participantes aumentaram o nível de conhecimento e 70% foram adeptos à terapia, ambos resultados com diferenças estatisticamente significativas (p= 0,004; p = 0,005). Con-clusões A intervenção educacional mostrou-se eficaz no aumento do nível de conhecimento sobre o HIV e promoveu a adesão à terapia antirretroviral
Biblioteca responsável: CO648.1