Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dispositivo materno perante a condição de mulheres em amamentação que vivem com HIV / Maternal device in relation to the condition of breastfeeding women living with HIV / Dispositivo materno frente a la condición de mujeres lactantes que viven con VIH

Rev. Psicol., Divers. Saúde; 11(1)jan. 2022.
Artigo em Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-1397729

INTRODUÇÃO:

Muitos são os papéis socialmente atribuídos às mulheres no contexto da maternidade e especialmente no processo de amamentação. Num contexto de mulheres vivendo com HIV/aids, a amamentação e o risco de transmissão vertical do HIV aponta para particulares implicações.

OBJETIVO:

Este estudo tem por objetivo discutir sobre os impactos dos dispositivos e tecnologias de gênero relacionados às experiências das mulheres vivendo com HIV e em processo de amamentação.

MÉTODO:

Para isso, a partir de delineamento qualitativo e exploratório, foi realizada uma revisão da literatura nas plataformas Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Biblioteca Digital de Periódicos, possibilitando a exploração de questões à luz de produções sobre o tema e tornando possível reflexões acerca dos temas abordados. Buscou-se ainda selecionar e incluir livros e outras obras clássicas relevantes a essa temática específica.

RESULTADOS:

Foram selecionados 7 publicações, segundo a relação com os objetivos deste estudo, além de outras obras com relevância para a temática em questão, que revelaram a existência de sentimentos ambivalentes como raiva, tristeza, sentimento de culpa e a necessidade de proteger a criança diante da (im)possibilidade de transmitir o HIV. CONSIDERAÇÕES FINAIS A busca indica que existe uma larga possibilidade de estabelecer de forma histórica, social e cultural a relação entre a tecnologia do gênero, dispositivo materno e a transmissão vertical do HIV.
Biblioteca responsável: BR333.2