Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vozes silenciadas: vivências de pessoas que convivem com HIV na província de Gaza, Moçambique / Silenced voices: experiences of people living with HIV in the province of Gaza, Mozambique / Voces silenciadas: experiencias de personas que viven con el VIH en la provincia de Gaza, Mozambique

Rev. Psicol., Divers. Saúde; 12(1)fev. 2023.
Artigo em Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-1417814

OBJETIVO:

No mundo, cerca de 16 milhões de mulheres vivem com HIV, muitas delas em idade reprodutiva. Esses níveis de infecção e as taxas de transmissão vertical ainda trazem grandes preocupações, devido à pouca intervenção terapêutica precoce em muitos países africanos. Em Moçambique, país da África Subsaariana, os índices de prevalência do HIV são de 13,2%, colocando o país em segundo lugar na conta de novas infecções, atrás apenas da África do Sul.

OBJETIVO:

Conhecer as experiências e as principais dificuldades vivenciadas pelas gestantes ou lactantes soropositivas e seus parceiros sexuais no contexto específico.

METODOLOGIA:

Estudo qualitativo realizado em Chókwè na província de Gaza- Moçambique. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com mulheres gestantes ou lactantes que vivem com HIV, com seus parceiros sexuais e com profissionais de saúde. Foram realizados grupos focais com mães mentoras e entrevista em grupo com pais mentores, as quais ocorreram no segundo semestre de 2021. As entrevistas e os encontros foram gravados com gravador de voz e transcritas na íntegra. As informações passaram pelo processo de análise temática.

RESULTADOS:

Participaram do estudo dez mulheres gestantes ou lactantes soropositivas e um parceiro sexual; treze mães mentoras e dois pais mentores; duas enfermeiras de Saúde Materno Infantil e uma psicóloga. Os achados revelam que as participantes associam o diagnóstico do HIV ao teste de gravidez ou ao parto, e o período da gestação e da amamentação é marcado pelo medo de infectar o filho com o vírus. As mulheres escondem seu estado sorológico do marido, da família e da comunidade por medo das consequências relacionadas com normas sociais rígidas e interferência de fatores culturais. Os resultados dos profissionais de saúde trouxeram aspectos similares aos das mulheres vivendo com HIV, entretanto, ressaltam a falta de profissionais para oferecer atendimento de qualidade. Constatou-se que na unidade de saúde e na comunidade utilizam palestras como única estratégia de educação em saúde, apesar da pouca eficácia.

CONCLUSÕES:

Observou-se que ainda existem muitas barreiras para prevenção da transmissão vertical em Moçambique, em especial, a qualidade do aconselhamento e dificuldades de acesso ao serviço, seja por falta de recursos ou pelas normas sociais e familiares que não reconhecem a autonomia da mulher. É necessario apoiar as mães que não desejam amamentar e aquelas que tem maior vulnerabilidade socioeconômica. Recomenda-se maior investimento nas estratégias de apoio psicossocial e envolvimento comunitário, utilizando alternativas como a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e Educação Popular. Sugere-se o envolvimento de lideranças comunitárias no processo de desenvolvimento de um programa de intervenção e promoção de saúde mental para mulheres gestantes ou lactantes soropositivas.
Biblioteca responsável: BR333.2