Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Epidemiology of HIV in pregnant women and its relationship with the period of the COVID-19 pandemic / Epidemiología del VIH en mujeres embarazadas y su relación con el período de la pandemia de COVID-19 / Epidemiologia do HIV em gestantes e sua relação com o período da pandemia de COVID-19

Rev. Esc. Enferm. USP; 57: e20220339, 2023. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1431327
RESUMO

Objetivo:

Analisar, à luz da Teoria Social Ecológica, a evolução dos casos notificados de HIV na gestação em um estado brasileiro e sua relação com o início da pandemia de COVID-19.

Método:

Estudo retrospectivo, com amostra composta por todas as notificações de HIV gestacional do estado do Ceará - Brasil no período de 2017 a 2021, na plataforma IntegraSUS. A coleta de dados foi realizada em janeiro de 2022. As variáveis analisadas foram organizadas de acordo com os níveis teóricos macrossistema, exossistema, mesossistema e microssistema.

Resultados:

Foram registrados 1.173 casos de HIV em gestantes. Ao comparar o período pré e pós-pandemia, observou-se redução da taxa de detecção da doença (de 231 para 122,67 gestantes) e 1,82 vezes mais chances de as mulheres não usarem antirretrovirais no parto após o início da pandemia. Houve redução de 55% de partos vaginais e de 39% de cesarianas das mulheres com diagnóstico de HIV após o início da pandemia. Conclusão A pandemia de COVID-19 causou impacto epidemiológico e assistencial, levando a uma redução do número de notificações e taxa de detecção de gestantes que vivem com HIV no estado do Ceará. Logo, reforça-se a necessidade de assegurar a cobertura de atenção à saúde, com ações de diagnóstico precoce, garantia de tratamento e uma assistência pré-natal de qualidade.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1