Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Habilidades para la vida y bienestar psicológico en estudiantes de la salud en Bogotá DC, Colombia, 2021 / Life skills and psychological wellbeing in health students in Bogotá DC, Colombia, 2021 / Habilidades para a vida e bem-estar psicológico em estudantes de saúde em Bogotá DC, Colômbia, 2021

Rev. cienc. cuidad; 20(1)20230101.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1435208

Objetivo:

Determinar a prevalência de bem-estar psicológico e o nível de habilidades para a vida em estudantes de graduação de uma instituição de ensino de ciências da saúde na cidade de Bogotá.

Metodologia:

Foi realizado um estudo descritivo, transversal e prospectivo em 340 alunos da Faculdade de Medicina, Instrumentação, Enfermagem, Psicologia e Cito-histologia. Foi aplicada a escala de habilidades para a vida e bem-estar psicológico RYFF.

Resultados:

Dos 340 alunos, as 10 dimensões do teste de habilidades para a vida avaliadas apresentaram maior frequência no nível normal baixo ou normal alto de acordo com a mediana do escore Z; Em relação ao teste de bem-estar psicológico, verificou-se que a prevalência do nível de bem-estar psicológico nos graduandos avaliados foi alta em 15,59%, moderada em 79,12% e baixa em 5,29%.

Conclusões:

Na maioria dos estudantes de graduação da área da saúde, encontram-se valores de normalidade altos e baixos, nos níveis de habilidades de vida necessários para poder ter um desenvolvimento profissional e pessoal adequado, portanto haveria um benefício em um maior fortalecimento e educação sobre esse tema, podendo transformá-los em fator de proteção contra doenças mentais como depressão e ansiedade.
Biblioteca responsável: CO648.1