Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência ao paciente com tuberculose na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa / Care for patients with tuberculosis in primary health care: an integrative review / Atención a pacientes con tuberculosis en la atención primaria de salud: una revisión integradora

Arq. ciências saúde UNIPAR; 27(7): 3247-3263, 2023.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1442890

Introdução:

A Tuberculose (TB) é uma patologia milenar, no qual desde seu surgimento apresentou taxas de incidência elevadas provocando inúmeros óbitos entre as populações. Atualmente, esta doença ainda se constitui como um problema de saúde pública em todo mundo. A assistência prestada na Atenção Primária à Saúde (APS) interfere diretamente na adesão terapêutica.

Objetivo:

analisar na literatura a assistência ao paciente com TB na APS.

Metodologia:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual a busca foi feita nas bases de dados Scielo, Pubmed e Scopus, com uso de descritores e booleanos aplicados em cada base de dados. Ao todo 14 estudos foram incluídos nesta revisão.

Resultados:

A maioria dos estudos tinha como ênfase apontar os principais desafios que permeiam a assistência à saúde dos pacientes com TB, no qual foram identificadas tanto as barreiras a nível dos pacientes quanto aquelas encontradas pelos profissionais nos serviços de saúde. Verificou-se dificuldades na acessibilidade aos serviços, barreiras socioculturais, organizacionais, geográficas e econômicas, falta de vínculo entre profissionais e pacientes, falta de comprometimento dos pacientes e até mesmo o despreparo da equipe.

Conclusão:

Desta forma, torna-se necessário um maior comprometimento dos pacientes e também uma maior efetivação das ações de controle da doença por parte dos profissionais da APS para que ocorra a diminuição das taxas de abandono do tratamento e consequentemente aumentando as taxas de curas dos pacientes com TB e assim a melhora da assistência.
Biblioteca responsável: BR1532.9