Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mitos y creencias acerca de la violencia contra las mujeres rurales del municipio de Aquitania- Boyacá, Colombia / Myths and beliefs about violence against rural women in the municipality of Aquitania-Boyacá, Colombia / Myths and beliefs about violence against rural women in the municipality of Aquitania-Boyacá, Colombia

Rev. cienc. cuidad; 20(2): 20-28, 2023.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1517618

Objetivo:

Interpretar os mitos e crenças sobre a violência contra a mulher em um grupo de mulheres da zona rural do município de Aquitania-Boyacá. Materiais e

métodos:

Estudo qualitativo com método microetnográfico. A seleção dos 12 participantes foi feita uma vez que o pesquisador estava imerso no contexto social e levando em consideração o princípio da relevância. A coleta de informações foi realizada em 2021, durante a pandemia de Covid-19, por meio de observação participante, entrevistas em profundidade e notas de campo, para as quais foi obtida a aprovação da comunidade, endosso do comitê de ética e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Para a análise dos dados teóricos, seguiu-se a técnica de categorização de Corbin e Strauss.

Resultados:

foram estabelecidas cinco categorias le-gitimando a violência, vivenciando o abuso, papel da família, tomando medidas para mitigar o abuso e começando a viver uma nova vida, as três primeiras categorias simbolizam mitos e as duas últimas representam crenças. Esses elementos conceituais permitiram explicar a violência contra a mulher como um fenômeno repetitivo, permitido e normalizado, mas em situações extremas de risco de vida, a mulher denuncia ou sai de casa.

Conclusões:

A vi-olência contra a mulher é determinada por fatores culturais, sociais e econômicos, é exercida principalmente pelo cônjuge e/ou pais e gera problemas psicossociais e físicos nas mulheres.
Biblioteca responsável: CO648.1