Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiencias de cuidado hacia la persona con VIH/SIDA durante la formación en Enfermería / Experiences of caring for the person with HIV/AIDS during nursing education / Experiências de cuidados a pessoas com VIH/SIDA durante a educação de enfermagem

Rev. cienc. cuidad; 20(2): 29-38, 2023.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1517620

Objectivo:

Compreender a experiência dos cuidados prestados às pessoas que vivem com VIH/SIDA durante a formação de enfermagem universitária.

Materiais e métodos:

Estudo qualitativo e hermenêutico fenomenológico, no qual participaram 10 estudantes do Programa de Enfermagem. A informação foi recolhida através de entrevistas semi-estruturadas, e a análise seguiu a abordagem de Van Manen.

Resultados:

emergiram 35 unidades de signifi-cado, organizadas nos seguintes 6 temas fenomenológicos construções sociais sobre VIH/SIDA; Conhecimento sobre VIH/SIDA; Espaços académicos para aprendizagem teórica so-bre VIH/SIDA; Experiências relacionadas com os cuidados da pessoa com VIH/SIDA du-rante as práticas formativas; Sentimentos e emoções relacionadas com os cuidados e atenção ao doente com VIH/SIDA e Propostas para a promoção da consciência social e académica dos cuidados com VIH/SIDA.

Conclusões:

Para os estudantes, a experiência dos cuidados de VIH/SIDA é um exercício de confrontação individual e colectiva face à deslegitimação de princípios e convicções transgeracionais da doença. Também delineia a necessidade im-perativa de consolidar cenários teórico-práticos intra e extracurriculares para a abordagem do VIH, que contribuem favoravelmente para o exercício profissional dos cuidadoS
Biblioteca responsável: CO648.1