Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educational Strategy for Breastfeeding Maintenance During the COVID-19 Post-Pandemic Period in Popayán / Estrategia educativa para el mantenimiento de la lactancia materna en pospandemia de la covid-19 en Popayán / Estratégia educacional para a manutenção do aleitamento materno na pós-pandemia da covid-19 em Popayán, Colômbia

Aquichan; 23(3): e2335, 24 jul. 2023.
Artigo em Inglês, Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1517712

Introdução:

a literatura científica indica que a pandemia da covid-19 teve um impacto importante na assistência ao parto e à amamentação, por exemplo, o abandono de práticas como o contato pele a pele e o início precoce do aleitamento materno, que oferecem grandes benefícios para a saúde materno-infantil.

Objetivo:

conhecer as experiências das mães de bebês hospitalizados quanto às estratégias educacionais para a manutenção do aleitamento materno durante a pós-pandemia da covid-19. Materiais e

método:

estudo qualitativo, com abordagem fenomenológica. A população foi composta de 39 mães de recém-nascidos hospitalizados na unidade neonatal do Hospital Susana López de Valencia, Popayán (Cauca, Colômbia). Uma entrevista semiestruturada e um grupo de discussão formado por mães que não se conheciam e que foram escolhidas aleatoriamente foram usados como técnicas para acessar as informações. A entrevista semiestruturada facilitou a busca de informações aprofundadas até a saturação dos dados.

Resultados:

surgiram cinco categorias de análise 1) o conhecimento das mães sobre amamentação; 2) as barreiras identificadas pelas mães no processo educacional; 3) a disposição dos enfermeiros para apoiar, ouvir e ajudar; 4) a melhor estratégia em torno da educação sobre amamentação; e 5) a pandemia como fator que aumenta o medo e a apreensão durante a hospitalização de uma criança.

Conclusões:

o conhecimento das experiências das mães de crianças hospitalizadas quanto ao aleitamento materno nos permite propor uma estratégia educacional que inclua suas necessidades, conhecimento prévio, facilitadores e barreiras, a fim de manter o aleitamento materno durante a hospitalização.
Biblioteca responsável: CO243.1