Your browser doesn't support javascript.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sagittal misalignment in adolescent idiopathic scoliosis / Desalinhamento sagital na escoliose idiopática do adolescente / Mala alineación sagital en la escoliosis idiopática del adolescente

Coluna/Columna; 22(4): e280051, 2023. tab, graf, il
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1528456
RESUMO

Introdução:

A correlação entre os parâmetros sagitais e coronais nos pacientes com escoliose idiopática do adolescente (EIA) apresenta resultados contraditórios e não está totalmente esclarecida.

Objetivo:

Avaliar o eixo sagital vertical (SVA) e sua correlação com parâmetros sagitais e a curva principal de pacientes com diagnóstico de EIA.

Métodos:

Foram avaliados 109 pacientes com EIA e indicação de tratamento cirúrgico. Foi avaliada a correlação do SVA com parâmetros sagitais (cifose torácica, lordose lombar, incidência pélvica, lordose lombar, versão pélvica e inclinação do sacro) e com as curvas principais (torácica principal e toracolombar/lombar).

Resultados:

O SVA variou de -208 a 66,30 mm (média -19,64 ± 36,21), ficando acima de 50 mm em dois pacientes (1,83%). Não foi observada correlação dos parâmetros sagitais e da magnitude da curva principal com o SVA.

Conclusão:

O SVA apresentou grande variabilidade no grupo de pacientes com EIA e pequena porcentagem dos pacientes apresentaram SVA maior que 50 mm. A baixa porcentagem de pacientes com desalinhamento sagital evidenciou a capacidade compensatória dos pacientes jovens e com deformidade vertebral. Nível de Evidência III; Estudo Observacional e Retrospectivo.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3